Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo tratamento ou retratamento de canal.
O tratamento endodôntico, bem como tratamento de canal, consiste na remoção da polpa (nervos e vasos sanguíneos presentes dentro do dente).
Sessões Únicas
Durante muito tempo preconizou-se no tratamento de canal a realizações de várias sessões com o uso de medicações intracanais com ação bactericida o que tornava o tratamento longo e oneroso. Entretando estudos recentes tem demonstrado que não há necessidade de manter a medicação por tanto tempo e que o preparo biomecânico com solução irrigadora é capaz de obter o mesmo resultado.
Técnicas e Equipamentos Modernos
Além disso, equipamentos como localizador apical (de raízes) e o sistema rotatório e recíproco de limas tornam o tratamento de canal mais rápido. Surpreendentemente reduzindo o tempo de tratamento de 3 sessões (que levariam até 30 dias para conclusão) para uma única sessão de cerca de 50 minutos. Contudo, proporcionando mais segurança e conforto ao tratamento. Visto que o profissional consegue saber a medida exata da raiz reduzindo também a necessidade de várias exposições radiográficas.
Minimamente Invasivo
Acompanhando a tendência dos tratamentos odontológicos minimamente invasivos, a endodontia também procura realizar o tratamento de canal de forma a preservar o máximo possível a estrutura dentária tendo acesso direto aos canais com mínimo desgaste dental.
Materiais de Cimentação
Os cimentos utilizados atualmente para preencher o canal radicular ajudam a aumentar a taxa de sucesso e diminuir as chances de um retratamento de canal futuro, pois, promovem um perfeito selamento no forame radicular evitando eventuais contaminações pós-tratamento e possibilitando a restauração do dente logo após o termino do procedimento.
Seja como for é necessário tratar o canal por diversos motivos:
Inflamação da polpa – pulpite: (devido à algum trauma dental, cáries extensas que já estão muito próximas do “canal);
Infecção da polpa – (necrose pulpar): a infecção ocorre devido à necrose da polpa, ou seja, o tecido no interior do dente morre e consequentemente se inicia um processo de proliferação bacteriana, como resultado, podendo gerar os abscessos, presença de pus, etc. Da mesma forma pode ocorrer devido a traumas dentários, cáries extensas, entre outros.
Necessidade de reabilitação protética: em algumas situações, tratamentos endodônticos são realizados devido ao alto grau de desgaste dos dentes. Nesses casos tratamos preventivamente o canal, evitando possíveis problemas futuros, como sensibilidade.
A Aregi Odontologia possui especialistas que utilizam técnicas atualizadas para o tratamento de canal, como por exemplo, a medição eletrônica de canais, uso de magnificação da imagem com auxilio de microscópios, auxílio de ultrassons para otimização de limpeza e remoção de peças protéticas antigas, além de obturação endodôntica ( fechamento do canal) em uma única sessão, assegurando muita qualidade ao tratamento.