Aregi Clínica Odontologica

Agende sua avaliação

11 96115-7799

Bruxismo

Bruxismo

Bruxismo é o hábito de encostar, comprimir ou ranger os dentes. Então, quando alguém diz “Eu não tenho bruxismo, eu só aperto dentes” , na verdade apresenta um tipo de bruxismo, caracterizado por apertamento. A forma mais recente de se classificar o bruxismo é pelo período em que ele ocorre, se durante o sono ou quando estamos acordados (vigília).

Muitas vezes o apertamento pode ser inconsciente e só mesmo depois da conscientização do paciente que este percebe a ação.

Idade parece ter papel importante nesta condição uma vez que a condição é relatada em 14% das crianças, 8% entre adultos, mas apenas em 3% das pessoas na terceira idade.

É importante distinguir o bruxismo do sono daquele que acontece durante a vigília uma vez que possuem etiologia e fisiopatologia distintas.

Bruxismo em Vigília

O bruxismo em vigília é considerado um hábito parafuncional, como roer de unhas, morder objetos, etc. Normalmente o paciente permanece por períodos longos apertando ou encostando os dentes. Principalmente em momentos de tensão, estresse ou até mesmo quando está concentrada lendo um livro, estudando, usando o computador ou assistindo TV. Por manter a musculatura em uma mesma posição por muito tempo, este tipo de bruxismo parece estar mais relacionado às dores musculares. O bruxismo em vigília pode também aparecer como efeito colateral de algumas medicações, sobretudo medicações utilizadas no tratamento da ansiedade; mal de Parkinson e outros problemas motores, o que não é tão comum.

Bruxismo do Sono

O bruxismo do sono  é considerado um distúrbio de movimento relacionado ao sono. Neste tipo de bruxismo é mais comum o ranger de dentes. O que não ocorre durante toda a noite, mas vem em crises, principalmente nas fases de sono mais leves.

O Bruxismo do Sono pode ser primário na ausência de qualquer problema médico. E Secundário a medicações como fluoxetina, paroxetina, venlafaxina, etc, mal de Parkinson, distúrbios respiratórios (ronco, apnéia), distúrbio do sono, ou uso de drogas ilícitas ,etc.

No Bruximo do Sono primário parece haver uma desproporção de neurotransmissores no cérebro e pode ser que seja hereditário. Mas ainda estão se estudando o porquê de sua ocorrência. Os fatores emocionais não são causa de Bruxismo do Sono mas podem aumentar sua freqüência.

Ocasionalmente ocorre em associação a ruídos de ranger de dentes. Porém entre os principais efeitos indesejáveis estão desgastes de dentes, hipersensibilidade dentária (devido a lesões cervicais não cariosas, ou retrações gengivais), língua edentada (pode aparecer também se a pessoa tiver lingua volumosa, a dor por DTM e a cefaléia tensional.

Língua Edentada

Importante salientar que a frequência e a intensidade dos eventos durante o sono não estão correlacionados com a frequência e intensidade dos quadros dolorosos.

Parte dos indivíduos com bruxismo do sono também se queixam de pobre qualidade do sono ou dificuldade de manter o sono, embora essa não seja a queixa mais frequente.

Se algum distúrbio respiratório do sono estiver presente, um dispositivo de avanço mandibular pode ser considerado, porém é muito importante que se faça um exame para que possamos registrar esse distúrbio, o registro do sono tem como padrão ouro o uso da polissonografia.

Polissonografia

Apesar do custo já ser menor, ainda este exame é desconfortável e inacessível a maioria das pessoas, o que faz com que seja pouco realizado no diagnóstico do bruxismo do sono no Brasil.

Com o avanço das pesquisas no desenvolvimento de novos dispositivos para este exame (em que o paciente o faça no conforto do seu lar, por exemplo) com confiabilidade, sensibilidade e especificidade adequados, isso poderá se tornar mais frequente.

Existe estudos indicando que o uso de placas oclusais (chame do que quiser, miorrelaxante, Michigan, dispositivo intraoral liso, etc) pode aumentar as crises de apneias obstrutivas do sono.

Porém, um dispositivo intraoral, seja ele maxilar ou mandibular, é o procedimento reconhecido para prevenção dos ruídos de ranger de dentes na ausência de apneia do sono.

Cabe aqui lembrá-los que observar sinais e sintomas de distúrbio respiratório do sono é importante não só para bruxismo como para dor orofacial. Em casos moderados, uma abordagem com uso de relaxantes musculares a curto prazo pode ser considerada.

SORRIR COM VONTADE.
SORRIR COM PAIXÃO.
SORRIR COM LIBERDADE!

Nós acreditamos que o brilho que faz o mundo girar está no sorriso de cada um. E para expandir esse poder transformador, oferecemos em nossa unidade uma enorme variedade de soluções odontológicas.

Tratamentos

Fale conosco no WhatsApp
1