Prótese Dentária – Alguns traumas e problemas bucais podem causar a perda dos dentes ao longo do tempo. Uma excelente alternativa para repor os dentes são as próteses dentárias, Isso porque existem diversas soluções de próteses: fixas, móveis, total ou parcial.
Além disso, podem ter função estética, fonética e mastigatória, e proporcionar melhorias ao sistema estomatog
Próteses Dentárias
A saúde bucal é um assunto que deve ganhar a atenção de todas as pessoas, independentemente da sua faixa etária. Quando perdemos um ou mais dentes,em suma por motivos diversos, surge como alternativa o uso da prótese dentária.
Hoje, existe uma grande variedade de próteses dentárias que se adequam perfeitamente às necessidades de cada indivíduo,como resultado dando um ar natural ao sorriso, facilitando o processo de mastigação e melhorando a qualidade de vida.
Antes de realizar um procedimento sugerido dentro do consultório dentário, é fundamental conhecer bem todas as opções, tirando as principais dúvidas e seguindo à risca as recomendações do seu dentista.
Oque são Próteses Dentárias?
As próteses dentárias são substituições artificiais para os dentes naturais. São confeccionadas, de acordo com as necessidades de cada pessoa. O dentista especializado em prótese denomina-se protesista, este profissional é que estuda para que a prótese seja bem adaptada, seja feita na altura certa, não invada espaços funcionais da boca e restaure a boca do paciente saudavelmente. Por fim o trabalho laboratorial, onde a prótese é confeccionada o profissional responsável é o protético.
Próteses Dentárias Totais
As Próteses dentárias totais mais conhecidas como dentaduras servem para a substituição de todos os dentes da boca,
ao passo que as próteses parciais são uma espécie de aparelho dentário que substituem apenas os dentes ausentes, mas que a sua volta ainda restam remanescentes. Elas se encaixam com a ajuda de pequenos ganchos metálicos.
Uma das principais vantagens desses tipos de próteses é o seu custo. Por ser um procedimento mais simples e por ser bastante popular, financeiramente, esse é o modelo que mais vale a pena. Se você não pode investir muito, mas quer um sorriso bonito, essa é uma ótima opção!
Próteses Dentárias Parciais
A ponte móvel, ou prótese parcial removível, é um dispositivo protético confeccionado com metal e acrílico para repor a estética e mastigação perdidos pela ausência de um ou mais dentes, e que pode ser removida a qualquer tempo.
Indicação para o dispositivo protético
É uma prótese removível indicada para pacientes com ausências dentárias, mas que ainda possuem dentes naturais com saúde para suportar a fixação dos grampos metálicos característicos da ponte móvel.
Contra-indicações para a ponte móvel
Indivíduos completamente desdentados ou cujos dentes remanescentes não permitem o tratamento com a prótese parcial removível.
Problemas mais comuns no tratamento com a prótese removível
Vários problemas podem surgir com o uso diário da ponte móvel, como danos aos dentes de suporte, traumas sobre gengivas e mucosas, dificuldade para fonação e mastigação, além da baixo auto-estima associada à insegurança estética com o dispositivo.
Tratamentos alternativos a técnica com ponte móvel
Basicamente, dois: prótese dentária fixa em porcelana sobre dentes naturais, ou o mesmo dispositivo fixo sobre implantes dentários ósseointegradosAs próteses móveis também são muito práticas na hora da higienização, já que é fácil retirá-las para escovar e limpar sempre que necessário. É uma ótima maneira de cuidar muito bem dos seus dentes novos.
Próteses Dentárias Fixas
É um dispositivo odontológico fixamente preso a dentes ou implantes dentários para substituir dentes ausentes ou destruídos.
Indicações para Próteses dentárias fixas
Destruição de coroa dentária por cárie, fraturas, ou doenças gengivais. Além destas, outras situações também indicam o uso de próteses fixas, como suporte para dispositivos protéticos extensos em que um ou mais dentes estão ausentes.
Diferença entre Prótese, Coroa e Jaqueta dentária
Nenhuma. Apesar de ainda utilizadas, coroa e jaqueta dentária são antigas definições para a prótese dentária fixa, de apenas um único dente, apoiada sobre dente natural – com ou sem pino protético.
Tipos de próteses dentárias fixas
Os tipos mais comuns para tratamentos com dispositivos protéticos estão listados abaixo, de acordo com o material utilizado:
- Metalocerâmica: dispositivo protético cuja parte central é confeccionada em metal com a finalidade de conferir maior resistência às forças de mastigação e apertamento dos dentes
- Porcelana sobre zircônia: dispositivo protético que substitui o metal da estrutura interna de reforço pela zircônia, ou seja um óxido ultra resistente e estético que pode ser confeccionado em cores semelhantes aos dentes;
- Próteses dentárias fixas em porcelana pura: dispositivo protético construído com cerâmicas (porcelanas) ultra reforçadas que dispensam o uso de estruturas internas de reforça.
Pôntico Protético
É o nome dado às próteses dentárias fixas que contém, primeiramente dois ou mais dentes protéticos. Ao contrário da prótese unitária (coroa ou jaqueta),com efeito é utilizada para recuperar a estética e função de dentes já extraídos (perdidos)
Vantagens das próteses dentárias que não utilizam metal
Várias, primeiramente como melhor resultado estético, eliminação do problema de escurecimento de gengivas e incapacidade para promover reações alérgicas característico do dispositivo metalocerâmico.
Próteses dentárias fixadas sobre dentes naturais que substituem vários dentes perdidos
Diferente da técnica para recuperar dentes destruídos e fraturados, com o intuito de substituir um ou mais dentes ausentes utiliza os dentes adjacentes ao espaço vazio para fixar rigidamente a peça protética – o que, na maioria das vezes, implica em desgastes dentários adaptativos.
Próteses dentárias sobre Implante
É uma prótese dentária fixa que é parafusada ou cimentada a implantes dentários ósseointegrados. Na técnica convencional o dispositivo protético é fixado sobre dentes naturais ou pinos protéticos introduzidos internamente às raízes dentárias.
Indicações para a técnica
Tratamento com implantes dentários unitários e múltiplos ou na reabilitação completa das arcadas dentárias (dentadura fixa).
Contra indicações do tratamento com próteses dentárias fixas sobre implantes
Embora raras, existem contraindicações para este tipo de dispositivo protético. Indivíduos com suporte ósseo inapropriado (pouco volume e qualidade do tecido ósseo), no tratamento com dentadura fixa são contraindicados para a técnica pelo risco elevado para perda dos implantes dentários ósseointegrados.