Realize o Check-Up Digital Preventivo para gestantes.
Pré-Natal Odontológico: A princípio, o acompanhamento odontológico durante o período gestacional é de extrema importância, devido ao organismo passar por diversas alterações que, em alguns casos, levam ao aparecimento de problemas tanto para a mãe quanto para o bebê.
O que é o Check-up Preventivo para gestantes?
Além do acompanhamento médico e da realização do pré-natal, as gestantes devem ser acompanhadas por um dentista para que possa manter a sua saúde bucal em dia. Sendo assim, evitando o aparecimento de doenças que podem comprometer a sua saúde e também a do bebê.
Para este período, o procedimento mais indicado é o Check-up Digital Preventivo. Em outras palavras, é um equipamento de última geração que substitui o “espelho”, utilizado tradicionalmente pelos dentistas para conseguir visualizar as regiões mais difíceis da boca.
O uso deste aparelho é um grande aliado do cirurgião-dentista na prevenção, pois ele amplia em até 60 vezes o tamanho das imagens bucais e é capaz de antecipar a identificação das doenças. Ou seja, diagnostica os problemas ainda nos estágios iniciais, o que é fundamental para a gestante.
Qual a importância do Pré-Natal Odontológico para a gestante e o bebê?
Durante a gestação, o corpo da mulher sofre com alterações hormonais, deixando a boca mais suscetível ao aparecimento de doenças, como infecções nas gengivas e cáries. Por isso, é importante o acompanhamento de um profissional, pois a saúde bucal da mãe influencia diretamente na saúde do bebê que vai nascer.
Apesar desse acompanhamento ser tão importante, ele não recebe a devida atenção como pré-natal médico. Aliás, nem sempre as gestantes têm noção de que elas devem ir ao dentista durante o período de gravidez, pois acham que os procedimentos prejudicam o desenvolvimento do feto, o que não é verdade.
O Pré-Natal Odontológico ajuda a prevenir:
- Infecções bucais que aumentam o risco do bebê nascer com baixo peso ou prematuramente;
- Doenças relacionadas ao diabetes gestacional, que afetam a saúde da mãe e do bebê.
- A formação da placa bacteriana aliada às alterações hormonais da gestação. Que favorecem o surgimento da inflamação na gengiva (gengivite), podendo evoluir para a doença periodontal.
Saiba mais sobre a importância do pré-natal odontológico.
Quando a gestante deve começar o acompanhamento com o dentista?
O ideal seria que a consulta com o dentista fosse realizada antes da gravidez. Dessa forma, a futura mamãe teria a oportunidade de cuidar de sua saúde bucal antes de engravidar, mas isso nem sempre é possível. Nesse sentido, a gestante deve marcar a consulta com o especialista odontopediatra no segundo trimestre da gestação.
As consultas podem ser em cada trimestre, com:
Primeira consulta: Check-up Preventivo Digital para identificar pequenos danos nos dentes, boca e gengiva, evitando futuras dores e tratamentos prolongados.
Segunda consulta: Laudo minucioso e Pleno de Acompanhamento da gestante.
Terceira consulta: Além dos cuidados para a gestante, são passadas orientações de cuidados com o bebê.
Afinal, a saúde do bebê começa pela boca da mãe. Realize o pré-natal odontológico.
Está grávida, ou conhece alguma grávida? Entre em contato conosco e agende uma consulta de Pré-Natal Odontológico.
Clique aqui e agende sua consulta através do WhatsApp.