O fio dental com haste de plástico ficou muito conhecido pela sua praticidade e facilidade de manuseio, sendo assim, ele foi criado para ser um substituto para o fio dental convencional. Porém, só se torna eficaz quando usado da forma correta.
O utensílio parece com uma forquilha e no meio possui o fio que será passado entre os dentes. É um produto descartável, desta forma pode ser usado apenas 1x por escovação.
Quem pode usar?
O produto por ser usado por todos, todas e todos, não há contra indicação. Mas seu uso é recomendado principalmente para crianças, idosos, pessoas que possuem dificuldades motoras e pessoas acamadas.
Como Usar
- Segurar a haste com o polegar e o indicador
- Inserir o fio entre o dente fazendo um movimento de vai e vem
- Passar o fio na água corrente a cada passada entre o dente
- Após passar por todas as regiões subgengivais, fazer o descarte do produto, de preferência no lixo reciclado
Para que o uso do fio dental com haste seja feito de forma eficiente é preciso seguir os passos descritos acima, pois senão a sujeira será passada de dente em dente e não ocorrerá a limpeza, tornando o esforço ineficiente.
Responsabilidade ambiental
Tanto o fio dental convencional quanto o fio dental com haste de plástico não são livres de impactos ambientais.
Ambos possuem plástico e fio de nylon, os quais não são reciclados e muito menos biodegradáveis, mas a opção com haste de plástico acaba produzindo uma quantidade muito maior de plástico, acaba gastando água, além de ter um preço mais elevado (cerca de R$15 a R$40 por 30-40 unidades).
Desta forma, para tomar a decisão de substituir o fio dental convencional para o fio dental com haste de plástico: você deve refletir sobre as suas condições e ideais para saber se o uso deste utensílio será bom para o seu estilo de vida.
Aproveite que você está por aqui e veja 10 alimentos que vão deixar seus dentes e gengivas mais fortes e saudáveis.
Bom! Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje!