O aparelho fixo é utilizado em tratamentos ortodônticos com o objetivo de alinhar e acertar os dentes do paciente. Ele é composto por várias pecinhas (braquetes) que ficam colados nos dentes do início ao fim do tratamento.
É um aparelho ortodôntico recomendado, pois o paciente não esquece de tirar, colocar e ainda não corre o risco de perder alguma peça.
O material utilizado na sua composição pode variar, podendo ser de metal, policarbonato, porcelana e safira.
Estrutura do aparelho fixo
Fio: Eles são responsáveis por fazer a força nos dentes, essa que vai causar a movimentação dentária. Existem diferentes tipos de fios, com tamanhos e calibres diferentes, ideal para cada caso.
Braquetes: São grudados nos dentes com uma resina especial e servem apenas como um ponto de suporte para que o fio consiga aplicar a sua força, desta forma, o braquete sozinho não tem efeito nenhum, e para que funcione direito, ele precisa ser posicionado de forma correta pelo especialista.
Ligadura: São as borrachinhas, que são responsáveis por estabilizar o fio no braquete. Nem todos os tipos de aparelho fixo precisam dela.
Elástico: Auxilia e intensifica a movimentação dos dentes. É a única parte móvel do aparelho, logo se não for usado da forma correta pelo paciente, não será tão eficiente.
Bandas e tubos: Os tubos dão apoio ao fio ortodôntico, ele pode ser colado diretamente nos dentes ou colocados junto a uma banda (tipo anel metálico).
Na nossa clinica temos uma especialista em ortodontia que irá te direcionar e informar mais sobre o procedimento, basta marcar uma consulta e você terá um melhor direcionamento para o seu tratamento.
Agende sua consulta pelo WhatsApp! Estamos esperando por você.