Como manter os dentes saudáveis

Como manter os dentes saudáveis

Como manter os dentes saudáveis
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Você sabe como manter os dentes saudáveis? Eu te explico!

Quer um bom motivo para sorrir mais? Mantê-los saudáveis é fácil!

Basta reduzir o consumo de açúcar e caprichar na higiene usando os produtos certos.

O cuidado com o sorriso previne até problemas cardíacos

Com a rotina atribulada, às vezes não dá tempo de escovar os dentes após as refeições, certo?

Pois trate de fazer um esforço. Afinal, um sorriso saudável, além de reforçar a autoestima, previne até problemas cardíacos.

“Escove os dentes ao menos depois do café da manhã e do almoço e antes de dormir”, aconselha o dentista Marcelo Fonseca (RJ). Usar só pasta e escova não basta – o fio dental é indispensável para evitar males como cárie e gengivite.

O cirurgião-dentista Diego Rocha Vieira (PR) ensina os segredos de uma limpeza eficaz. “Movimente a escova da gengiva em direção à ponta dos dentes. Na sequência, escove a superfície deles e tire os restos de alimento com fio dental.

A faxina também deve incluir a língua, as laterais e o céu da boca. “Quando a higienização é malfeita, há risco de ficar com dores, sensibilidade e placa bacteriana, favorecendo as cáries.

Com o tempo, o acúmulo de placa também pode causar inflamações na gengiva, mau hálito e até a perda dos dentes. Veja dicas para ter uma boa saúde bucal (e vá ao dentista a cada seis meses).

Dentes saudáveis e Branquinhos!

Você pode clarear o sorriso com laser, na cadeira do dentista, mas saiba que os produtos à venda em farmácias e supermercados são boas opções.

No entanto, antes de aderir à técnica, consulte um especialista para realizar um exame detalhado – sensibilidade nos dentes, inflamação na gengiva e até as cáries podem se agravar com o tratamento.

Vale lembrar que as restaurações não mudam de cor. E os truques caseiros são contraindicados.

Alimentos que ajudam você a ter dentes saudáveis

Prefira alimentos que não provocam cáries e que favorecem a mastigação correta, como os vegetais crus.

Os mais fibrosos (pera, maçã, laranja e cenoura) geram um maior atrito na superfície dos dentes, portanto ajudam a eliminar os restos de comida que ficam entre eles.

Doce engano

Refrigerante, chocolate e pão, só para citar alguns exemplos, são um prato cheio para as bactérias causadoras da cárie.

Tanto a quantidade de açúcar e carboidrato ingerida quanto a frequência interferem no desenvolvimento da doença. Quando comer essas guloseimas, corra para escovar os dentes!

Proteja o sorriso do seu filho

O cuidado com os dentes da criança começa na gestação. A futura mamãe deve seguir uma dieta rica em sais minerais, cálcio e vitaminas A e D para que o bebê tenha uma dentição forte e saudável.

Após o nascimento, higiene e alimentação adequadas ajudam a formar os dentes permanentes.

Fita ou fio dental?

Eles exercem a mesma função. A fita costuma ser mais indicada para quem tem dentes muito próximos.

Se você sofre de sensibilidade ou sangramento na gengiva, não deixe de usá-los, porque uma higiene benfeita previne esses problemas.

Escova

Opte por uma macia, de haste longa e cabeça pequena. E não se esqueça de trocá-la a cada dois meses, pois as bactérias da boca permanecem ali.

Guardá-la bem seca no armário a protege da contaminação dos “bichinhos” que habitam o banheiro.

Gel ou creme dental?

A maioria contém flúor que, além de promover a remineralização do esmalte, combate as cáries. No entanto, existem pastas com funções mais específicas que dependem da indicação do dentista.

Enxaguatório bucal

O uso do produto é opcional. Caso queira adotá-lo, opte sempre por uma fórmula livre de álcool.

Fale conosco no WhatsApp
1